terça-feira, 29 de novembro de 2016

A Santa Muerte

A morte é encarada de forma diferente tanto a partir de um olhar individual, quanto religioso-cultural.


Há quem ache que é o fim (ponto final). Outros, continuação para um outro tipo de vida. Também, um aguardo para o “chamado” de Deus, para uma espécie de julgamento...


Seja qual for, é fato que, normalmente, não queiramos nem falar dela!!!


Não é assim no México!




Muitos deles veneram a Santa Muerte!!!


Isto mesmo, uma santa!


Muito embora não seja aceita oficialmente pela Igreja Católica, a Santa Muerte faz parte da tradição mexicana. Onde, padres locais participam de sua importante festa, que aqui se assemelha à de Nossa Senhora Aparecida!


Na verdade, é adorada pela Iglesia Católica Tradicionalista Mexicana-Estadounidense, uma igreja sem relação com a Igreja Católica Romana. O culto é condenado pela Igreja Católica, mas está arraigada nas tradições das classes baixas e marginalizadas do México.


Como o culto a Santa Muerte era clandestino até recentemente, a maior parte das rezas e outros rituais eram feitos em casa. Contudo, nos últimos dez anos, a veneração tornou-se mais pública, notadamente na Cidade do México.
Mesmo assim, em 2009, autoridades daquele País destruíram cerca de 30 capelas dedicadas a Santa Muerte nas cidades de Nuevo Laredo e Tijuana, em resposta às suas fortes associações com traficantes de drogas, que, junto com sequestradores e outros marginais, veneram a dita santa.



A Santa Muerte, normalmente, aparece como uma figura esquelética, vestida com um longo manto, carregando um ou mais objetos, como uma gadanha e um globo. Os mexicanos acreditam que a Santa Muerte irá visitá-lo um dia e virá representada por uma figura feminina (também é conhecida como Dona Sebastiana).


Imagens de Santa Muerte são confeccionadas em vermelho, branco, verde, azul, preto...


A imagem preta que se relaciona com o afastamento de
energias negativas, sendo contra rituais de magia negra, entidades maléficas, sejam elas encarnadas ou desencarnadas, oferecendo simultaneamente uma total proteção! A Santa Muerte preta é bastante implacável com os inimigos dos seus devotos fiéis. Já a verde se relaciona com a justiça, a sorte, o dinheiro e a fertilidade. A azul que se relaciona com a tranquilidade, atraindo energias positivas, auxiliando-nos a ter sonhos proféticos e a adquirir sabedoria. A lilás se relaciona com a saúde, com a cura e com as manifestações psíquicas. Já a vermelha, está relacionada com o amor, com a paixão e com a fertilidade. A Santa Muerte laranja que estimula energias. A rosa se relaciona com o amor, a amizade e a união familiar.Tem-se, também, a prateada, que atrai energias positivas destruindo as negativas, trazendo equilíbrio e atraindo também forças benéficas do astral superior. A Santa Muerte branca, a mais cultuada, serve para rituais de consagração, meditação, para adivinhação, para exorcismo, para paz, pureza espiritual e energias lunares. A amarela se relaciona com a atração da sorte, com encantos positivos e com a atração. E, a dourada, que está relacionada com a sorte, com o dinheiro, com a prosperidade e com a fortuna.



Oferendas à Santa Muerte incluem rosas, frutas, doces, maconha, cigarros e tequila. Santuários em homenagem à Santa são enfeitados com rosas vermelhas, cigarros e garrafas de tequila, além de velas que queimam em adoração.


O número de fiéis da Santa Muerte cresceu nos últimos vinte anos, chegando a aproximadamente dois milhões de seguidores.


Tradição diferente!!! Pra não dizer: estranha.


Optchá

Esmeralda Task, a Cigana